Enfim retomando o blog depois de um tempo sem atualizações... Essa semana estava ouvindo um som que me agrada muito e que conheci a um tempo atrás através de um documentário.
O documentário Buena Vista Social Club, que foi produzido nos anos 90, leva o mesmo nome do disco e também nome de um clube cubano da década de 40.
Buena Vista Social Club era um clube de dança e atividades musicais de Havana em Cuba, local onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 40, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo.
Nos anos 90, aproximadamente 40 anos após o fechamento do clube, inspirou uma gravação do músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder com os músicos tradicionais. O disco, chamado Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional.
Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York, transformando num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos. O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.
Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como U2, Coldplay, Sting, Jack Johnson, Maroon 5 , Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs entre outros.
Aproveite para visitar o site e conhecer um pouco mais da história do grupo, além de ouvir as músicas que estão disponíveis:
http://www.buenavistasocialclub.com/
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o som deles!
ResponderExcluirFábio Santana